ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI

OBRIGADO POR VOSSA VISITA***

domingo, 31 de janeiro de 2016

VAI UMA DICA DE COMO FUNCIONA O 190

Muitas pessoas não sabem como realmente funciona o 190 pelo Brasil afora.
Tomo a liberdade em fazer um breve relato de como funciona essa estrutura em muitas regiões do Brasil isso pode diferenciar um pouco de acordo aos investimentos em material humano e avanço tecnológico de cada região.
Hoje por exemplo o Estado de Goiás e Entorno do DF já conta com uma ferramenta importante que veio para somar nesse processo que só cresce em investimento e tecnologia, que é o Videomonitoramento por Câmeras .
Mas vamos ao que mais interessa como funciona o 190?

O 190 é um número de telefone de emergência da polícia que funciona no Brasil todo. As companhias telefônicas direcionam as ligações após verificar onde o telefone que fez a chamada está registrado. Um número do Entorno do DF que disca para o 190, por exemplo, é direcionado para tocar na central da PM da Central na base de comunicação da cidade.

Na região do Entorno do DF / muitas Vezes podem acontecer de ligar e cair na Capital Federal e as vezes podem ocorrer de ligar de Celular do DF e cair nas Cidades Metropolitanas que circundam o Entorno do DF, haja vista a proximidade entre as cidades e também os prefixos entre as cidades na maioria serem ligações locais e assim vice e versa .

2. Na central do 190, quem ligou pedindo ajuda fala com um atendente, policial treinado para lidar com assuntos diversos. O atendente faz uma filtragem para ver se é caso de polícia mesmo. Ele anota num computador dados como endereço, descrições etc. e repassa as informações para outro setor enquanto segue na linha com a pessoa

3. As informações vão para os despachadores, que também ficam na central. Existe uma cabine para cada batalhão da PM na área de cobertura. Se o problema é na área vigiada pelo batalhão X, a ligação vai para o despachador X. Numa tela, ele monitora a posição dos carros do batalhão. Após filtrar as ocorrências por ordem de prioridade, ele aciona por rádio a viatura mais próxima.

4. A área de cobertura das viaturas depende do número de pessoas de cada região. Em áreas muito povoadas, como o centro de grandes cidades. No caminho até a ocorrência, os policiais seguem falando pelo rádio com o despachador, que vai repassando novos detalhes coletados pelo atendente .

Muitas ligações são atendidas porém uma parte mínima delas é de fato caso de polícia:

- Pedidos de serviços prestados por outros órgãos (bombeiros, ambulância etc.)

-Informações diversas

- Ligações em que a pessoa desiste de registrar a ocorrência

- Trotes

- Ocorrências reais para a polícia


População é a maior vítima de trotes e ligações indevidas

Não tenho informações da demanda porém vale ressaltar que a força de vontade e empenho de cada Policial é publica e notória.. Com o Avanço tecnológico e estudos realizados estão sendo criados em todo o Brasil Centros Integrados que reuni e centraliza o atendimento ao cidadão. É nesse ritmo que os Centros Integrados Operacionais trabalhão 24 horas auxiliando as pessoas que necessitam de socorro. Mas, atender tantas chamadas requer atenção e preparo para tentar driblar os famosos trotes e as ligações indevidas que atrapalham o serviço de emergência.

As ligações indevidas e trotes representam hoje 85% dos chamados segundo e levantamento feito por especialistas em Segurança Publica esses dados foram publicados pelo Ciodes de São Paulo. Normalmente praticado por crianças, a brincadeira de mau gosto deve aumentar ainda mais após as férias escolares. Vale lembrar que trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem comete essa prática pode ser preso e autuado. A pena prevista é de detenção de um a seis meses, ou multa.

Identificar um trote é tarefa difícil para os atendentes do 190. Isso porque eles seguem uma diretriz de que todas as informações passadas pelos usuários do serviço são verdadeiras. As chamadas indevidas também causam transtornos ao atendimento. “Enquanto os atendentes perdem tempo com pessoas que ligam para o serviço de emergência para solicitar telefones de empresas e órgãos públicos, desabafar e até falar desacatar Policias,quem realmente precisa fica sem o atendimento”.

ACIOLLY ENTORNO SUL 190

sgtaciolly.blogspot.com


Postar um comentário

AS MAIS DOS ULTIMOS 30 DIAS

FOTOS ON LINE

ACIOLLYVERSATIL@HOTMAIL.COM