ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI

OBRIGADO POR VOSSA VISITA***

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ossos brilhantes são encontrados durante reforma em igreja de Goiás Brilho chamou atenção de moradores de Santo Antônio do Descoberto. Ossada foi encontrada por pedreiro que trabalhava na obra: 'Curioso'.

16/02/2016 14h36 - Atualizado em 16/02/2016 14h36

Ossos brilhantes são encontrados durante reforma em igreja de Goiás

Brilho chamou atenção de moradores de Santo Antônio do Descoberto.
Ossada foi encontrada por pedreiro que trabalhava na obra: 'Curioso'.

Do G1 GO
Uma ossada brilhante foi encontrada durante uma reforma na Igreja de Santo Antônio do Descoberto, que fica na cidade de mesmo nome, no Entorno do Distrito Federal. Os ossos foram achados durante escavações onde antes ficava o altar. O padre responsável pelo santuário, Marcelo Vieira, disse que foram encontradas três ossadas, uma delas refletiu um brilho que chamou atenção.
“Percebemos uma terra movimentada, solta. Resolvemos escavar para poder socar para que, no futuro, o novo piso de assoalho não venha a ceder, daí achamos uma primeira ossada”, contou o padre.
Os pedreiros começaram as obras de restauração da igreja com o objetivo de recuperar um arco de madeira, feito por escravos no início do século XVIII.
As três covas foram encontradas quando eles abriram um buraco para retirar a base da estrutura. O brilho dos ossos chamou atenção de Assis Maciel, pedreiro na reforma.
“Eu já tenho 60 anos, nunca tinha visto ossos brilharem igual esses brilham. É curioso”, disse.
A Igreja Santo Antônio do Descoberto foi construída no início do século XVIII, em 1720. Os primeiros moradores do município eram enterrados na praça onde a capela foi construída. De acordo com o padre, como os corpos eram sepultados do lado externo, eles não imaginavam que havia túmulos dentro da capela.
“Todas as ossadas estavam marcadas com um grupo de pedras e uma cerâmica por cima. E quando você cavava, embaixo era um sepulcro”, conta o padre Marcelo Vieira.
Alguns dos ossos, de acordo com o padre, foram enterrados novamente. Mas uma ossada ainda está na igreja. Moradores estão curiosos e querem saber de quem são os restos mortais. “Todo mundo [está] querendo saber de quem será [a ossada]. Será de um sacerdote?”, indaga a dona de casa Mércia Maria de Andrade.
Ossos brilhantes foram encontrados em igreja de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ossos foram encontrados em buracos abertos durante obra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Para o arqueólogo Sérgio Almeida, o brilho emitido pode estar relacionado à decomposição de algum mineral que preencheu a ossada.  Mas, de acordo com ele, o real motivo só pode ser apontado com um estudo mais aprofundado. Ele ressalta a importância da descoberta para a história da cidade.
“Todo achado arqueológico vem compor uma história. Ele vem trazer toda uma história, todo um contexto que vem justificar a região, vem falar sobre a população” disse Sérgio Almeida.
Após a descoberta dos ossos, o bispo da cidade determinou a suspensão da obra. O padre Marcelo Vieira informou que nesta terça-feira (16) vai levar os ossos para serem analisados por algumas universidades de Goiânia.
Segundo ele, caso o achado arqueológico tenha alguma importância para a história da cidade, a capela vai ficar à disposição para estudos mais aprofundados. Caso contrário, o padre disse que a obra vai ser retomada.
Ossos brilhantes foram encontrados em igreja de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Moradores querem saber de quem é ossada encontrada na igreja (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
fonte G1
Postar um comentário

AS MAIS DOS ULTIMOS 30 DIAS

FOTOS ON LINE

ACIOLLYVERSATIL@HOTMAIL.COM